segunda-feira, 3 de março de 2014

GRUPO GESTOR DE TURISMO DE ALTA FLORESTA SE REÚNE E DEFINE AÇÕES



Composto pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Secretaria de Cultura, Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Secretaria de Cultura, Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), pelo P-38 (Programa de Apoio à revitalização e Incremento das Atividades de Turismo) e diversos segmentos ligados ao turismo como, artesanato, cineclub, pousadas, hotéis, restaurantes e demais setores da gastronomia, o Grupo Gestor de Turismo teve, na última quinta-feira, 13 de fevereiro, o seu primeiro encontro desse ano de 2014, realizado no auditório do SEBRAE em Alta Floresta.

Conforme a turismóloga Vanúsia Oliveira da Secretaria de Turismo e membro do Grupo Gestor, o encontro foi para reafirmar as, ações e obrigações do grupo em relação aos projetos de desenvolvimento do setor no município, bem como às novas atribuições de sua competência.

Essas atribuições são explicadas por Marcileny Miranda, coordenadora de Projetos Sociais da CHTP. ?o que alterou é que todos os projetos solicitados através da CHTP ou que venham em busca de apoio, ou de recursos, deverão passar pelo Grupo Gestor?, diz. E, é o Grupo Gestor o responsável pela verificação do grau de prioridade desses projetos.

Segundo Marcileny ?existe uma grande demanda de projetos, campanhas etc., mas aqueles voltados à área do turismo, do desenvolvimento do turismo local, estes devem passar pelo crivo do Grupo Gestor e posterior envio à CHTP.

Os projetos encaminhados à CHTP, nem sempre terão a sua viabilização custeada pela companhia, todavia ela poderá direcionar uma fonte de recurso dentro do seu Programa de Educação Ambiental P-42 encaminhando para outra equipe, para outro órgão que faria esse direcionamento para capitação de recursos.

Projetos de relevância já foram ou poderão ser enviados através do Grupo Gestor, como o tratamento a ser dado no sentido de melhorar a poluição visual nos pontos centrais do município, ou a infraestrutura do aeroporto são alguns exemplos, enfim, todo projeto que venha a contribuir com o desenvolvimento do turismo local será analisado por consultores e trabalhado a sua viabilização.

Ornelas de Souza é consultor, do Instituto Marca Brasil, contratado do SEBRAE para dar o suporte técnico ao grupo gestor, ou operacionalizar o Plano 38. ?O nosso trabalho e direcionado direto com o Conselho Municipal de Turismo com quem tratamos do planejamento e da atividade turística em Alta Floresta e dos benefícios que a CHTP possa vir a proporcionar para o município?, disse Ornelas ressalvando que ?não estou falando aqui de recursos e sim de oportunidades mercadológicas que essa região se apresenta em função da instalação da hidrelétrica?, disse o consultor que no dia anterior visitou alguns parques da cidade, como o parque das capivaras onde já se trabalha um projeto de revitalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário